Tags

, , , ,

Bom dia queridos leitores!! Estou agora mesmo no aeroporto de Guarulhos aguardando meu avião, pensando sobre tudo aquilo que eu passei e fiz e gastei até chegar até aqui, deu muito trabalho, e procurei muitos sites e pessoas por ajudas e informações, por isso eu vou agora me apresentar para que me conheçam um pouco mais, e em seguida falarei por tudo que eu corri atrás, e mais algumas que eu não precisei mas vou colocar aqui para ajudar quem vá precisar.

Oi! meu nome é Rafael, tenho 22 anos, solteiro ;(, e faço Engenharia de Produção na Universidade Estadual de Maringá, e eu estou fazendo um intercâmbio pela AIESEC, atuando no projeto que eu ja apresentei, o Explore Ukraine!! Eu escolhi a Ucrânia por dois fatores principais, eu queria ir para a Europa Oriental, e eu queria um projeto que fosse mais perto do meu principal motivo de viajar, que era conhecer de fato outras culturas e países, esse projeto é perfeito para isso. Acredito que as singularidades que estão esculpidas na cultura e na geografia daquele país me tragam um sentimento de realização muito grande.

Como ainda não estou lá…vou escrever sobre todos os custos, processos, documentos, dicas que precisem saber caso queiram visitar a Ucrânia ou qualquer outro país.

Passagem: Independente de para onde você vá, você precisa ter a sua passagem comprada com antecedência, pelo menos um mês antes, isso garante que vá encontrar os melhores preços e horários, fora que concede uma margem de erro para eventuais dificuldades que possa encontrar. É possivel comprar faltando apenas alguns dias mas provavelmente pagará de 50 a 150% a mais pela mesma coisa. O melhor a ser feito é ver com uma agência de viagem pois ela pode verificar diversos horários. Tempo gasto: 1 – 3 dias

Visto: O mundo globalizado de hoje gosta de facilitar essa parte, então países que não estão em guerra ou nenhum tipo de crise geralmente tem acordos para permitir um visto de turismo de 90 dias, que facilita muito, maaas caso seja um país mais rigoroso ou precise por algum outro motivo, preste muita atenção no período que vai ficar, pois o visto tem limite, talvez seja preciso conseguir extensão ou dois vistos, falando em custos, caso precise de um visto de emergência, ele pode custar em torno de 350 reais e fica pronto em 5 dias, um visto normal pode ser conseguido indo no Consulado, geralmente localizado no Rio de Janeiro ou São Paulo, sem custo nenhum. Tempo gasto: 1 – 7 dias.

Passaporte: É uma das primeiras coisas a se preocupar, pois ele é necessário para tirar o Visto (caso necessário pelo país de destino) e para o Seguro Saúde. Ele funciona como o principal documento de identidade, então se possível ande com uma cópia ao invés da original. Os processos para tirar são: Fazer o cadastro online no site da Polícia Federal; Reservar um horário de atendimento; Pagar a guia no valor de 156 reais, apresente no horário marcado RG, CPF (ou documentos que contenham esses números), título de eleitor, comprovante de votação da última eleição e comprovante de pagamento da guia. No dia será tirado uma foto, e depois disso eles dizem o dia e horário para retirada do passaporte (entre uma a duas semanas). Tempo gasto: 10 – 30 dias.

Documentos em geral: RG, CPF, CNH, etc. Não  utilidade nenhuma lá fora, os únicos documentos que irá andar sempre será o Passaporte.

Seguro Saúde: Altamente importante, para evitar a chance de ser barrado ao chegar no país e também de se acidentar e não ter nenhuma proteção, é bem acessível, Bancos possuem os menores valores (para os correntista ou familiares) e com o menor limite de seguro (até 10 ou 20 mil dólares); Agências de Viagem possuem vínculo com a Assist Card de oferecer um pacote que para mim saiu por 470 reais (Período de 10 semanas), porém o seguro cobre até 100 mil dólares. Ou você pode tratar diretamente com a Assist Card ou outra companhia, que possuem geralmente preços bem mais caros mas você escolhe o pacote que quer. Tempo gasto: 1 dia para fechar, 1 – 4 dias para resolver documentos para a viagem.

Dinheiro: Você precisará levar dinheiro em espécie, da moeda do local de destino se possível, uma quantidade mínima para dois ou três dias lá por segurança, a melhor forma de pagar as coisas é pelo cartão de débito (Visa Travel Money por exemplo), pois eles  tem 6% a menos de juros que o cartão de crédito tem (0,38% contra 6,38%), embora você pode escolher ter os dois por segurança, você pode retirar o cartão de débito em agências de viagem entre outros, o cartão de crédito pode ser o do seu banco. Esses cartões devem ter bandeiras conhecidas pois poderão ser utilizados em mais locais, você pode usar uma máquina de saque que automaticamente converte o dinheiro na moeda local, e cobra uma taxa em cima, então saque valores para a semana inteira para não pagar muita taxa. Leve alguns reais também para ter oque consumir no aeroporto na ida e na volta. Tempo gasto: 1 – 2 dias.

Carteirinha de Vacinação Internacional: É bem simples essa, você apenas precisa da sua carteira de vacinação e verificar se está em dia com a Febre Amarela, que geralmente a única que é solicitada, mas pode aproveitar e tomar todas, não custa nada. Tendo a vacina em dia, leve à Anvisa mais perto da sua cidade que eles fazem na hora pra você. Tempo gasto: 1 dia

Invitation Letter: É uma carta de convite, onde alguém no país escreve que estará recebendo você, ficando de forma assim responsáveis por você e comprovando que não vai ficar na rua nem nada do tipo. Alguns países exigem esse documento, ainda mais dependendo do tipo de viagem que vai fazer (Negócios, Turismo, etc.), não custa nada fazer, é bom ter por precaução mesmo se falam que o país não exige. Tempo gasto: Depende do responsável pelo envio da Carta

Malas: Para viagem internacional, o limite de pesagem depende da Franquia, se for por peça é um limite de 32 kg, até duas malas. Se for por peso, daí a pesagem vai pela classe da passagem, Primeira Classe: 40kg; Intermediária: 30kg; Econômica; 20kg. A Bagagem de mão é oque irá com você no avião, existem muitas restrições de pesagem e do que pode ir dentro, caso pretenda levar qualquer tipo de comida, levar na Mala que será despachada, não deixe com você. Caso esteja indo para outro país e queira levar coisas do Brasil para agradar os estrangeiros, para coisas simples leve: Paçoca, Guaraná, Leite Condensado (para fazer brigadeiro), Pé de Moleque, Doce de Leite, Pinga e Havaianas, Bandeira e chaveiros do Brasil (ou algum outro tipo de lembrancinha barata). Tempo gasto: 1 – 3 dias.

Documentação de Menor de Idade: Esse documento é obrigatório para menores de 18 anos que vão viajar, precisam de uma autorização de viagem, que pode ser impresso na polícia federal e autenticado em cartório, o custo é de 20 reais por documento, um utilizado em cada viagem (Ida e Volta, e algum destino a mais caso esteja planejado na viagem). Tempo gasto: 1 – 3 dias.

Tudo que precisa saber e fazer basicamente está aí em cima…o próximo post será sobre o dia D, como se comportar e oque fazer no aeroporto, eu não vou postar ainda porque ainda to no meio do processo ;p muitos detalhes e coisas para contar!!

Uma viagem pode ser um deslocamento de A para B, ou pode ser a reconstrução da sua vida, só depende unicamente do viajante.